quarta-feira, 4 de março de 2009

Sonhos de liberdade

"...Antes esta cidade pulsava de energia;era suja e perigosa,mas,ainda assim,viva e maravilhosa.Agora ela virou outra coisa.No princípio, as mudanças foram lentas.A maioria não percebeu ou não se importou, e as aceitou.Alguns escolheram uma vida confortavel... outros não...Eles se tornaram nossos clientes..."

Estava escutando o Round# 31gamescore do nowloading
, e já no final do podcast, eles tocaram uma musica daquelas que te deixam de queixo caído, que te fazem pensar e refletir. A musica era Still Alive, da cantora Lisa Miskovsky, cantora sueca, que faz parte da trilha do jogo Mirror's Edge da EA.
Então como bom nerd fui pesquisar sobre a musica e sobre o jogo.
É incrível como ela funciona perfeitamente com o jogo, pelo menos é essa percepção que se tem ao ver o trailer.








O jogo nos coloca, no controle de Faith, uma traceuse, que luta contra o governo aparentemente opressor. É um FPS que inova (ou não) ao não focar a ação em tiros desenfreados e sangue voando por toda parte, dando enfase a movimentação da personagem pelos obstáculos e a técnica.
Na pele da Heroina do jogo, o jogador usa técnicas Parkour, para andar pela cidade, lutando com "guardas", desarmando-os, os deixando no chão ou simplesmente andando na parede e escalando exaustores de ar, grades e canos para evitar as balas que voam para todo lado.

O que mais me deixou em êxtase, não foi a jogabilidade em si, apesar de confessar que deve ser bom "pacas", e sim a sensação que me foi proporcionada.

Andar nos telhados dos prédios, fugir de toda correria e o ar exasperado de uma grande cidade, sentir o silêncio e o vento soprando.

A sensação de liberdade é incrível!
Sempre tive sonhos em que pulava de prédio em prédio, muitas vezes fugindo do meu próprio destino, fugindo das expectativas e das certezas do cotidiano. Sonhos influenciados, obviamente pelas historias de super heróis, minha coleção de Hqs e por toda gama de filmes que assisti durante toda minha vida.

Desde que me senti capaz de pensar, e refletir sobre a vida, me pergunto qual o motivo pelo qual acordamos todos os dias e saímos para trabalhar, para fazer as inúmeras tarefas que a vida nos impõe.

Quanto mais o tempo passa, mais é fácil perceber que somos tragados pela vida e não controlamos nem o que fazemos dela, nem como a vivemos.

Foi essa necessidade de ver as coisas de "cima", com olhos mais críticos, mais artísticos, mais apurados para as belezas do mundo (e as impurezas também), que fez o ser humano buscar maneiras de se expressar, fugir e ajudar outros como ele a fugir um pouco da realidade opressora, que não nos deixa viajar no imaginário, que nos trancafia.

Minha maneira de ver as coisas de cima do telhado são meus contos e futuros livros. Por isso fiz esse blog, para falar de coisas da vida e compartilhar idéias e histórias.

O primeiro conto esta quase pronto e em breve vou posta-lo.

Enquanto isso, acessem os blogs que acompanho, listados ai do lado, porque todos são ótimos.


Um grande abraço





Um comentário:

Giuline Vitória Bastos D'Amato disse...

Que maravilha!
Resolveu atualizar isso aqui.
beijos